Flechas dos tipos mentais do Eneagrama

Flechas dos tipos mentais do Eneagrama

Encerro aqui uma série de conteúdos sobre o Eneagrama que venho publicando há pouco mais de 4 meses. Parti de uma visão geral e depois mergulhei em cada “parte” do Eneagramacentros de inteligência, tipos, virtudes, vícios emocionais, essência, instintos, subtipos, mecanismos de defesa, asas… Ufa, que jornada! E que está sendo concluída neste texto, sobre as flechas dos tipos mentais do Eneagrama.

Nos últimos 4 textos dessa série de conteúdos, expliquei a lógica das asas e flechas do Eneagrama e debrucei-me sobre as flechas dos tipos instintivos e dos tipos emocionais. E ao falar das flechas dos tipos mentais do Eneagrama, cabe recuperar algumas informações importantes.

Cada eneatipo tem quatro pontos de contato muito importantes para o seu movimento de crescimento: duas asas e duas flechas. De acordo com a perspectiva do Eneagrama, o tipo de cada pessoa é imexível – quem nasce eneatipo 5 para sempre será tipo 5. Entretanto cada pessoa pode se desenvolver num processo de evolução, pelas suas asas, ou de revolução, que é o caminho por meio das flechas.

Caso o indivíduo não esteja consciente do seu tipo de personalidade e das características das suas respectivas asas e flechas, o processo pode tomar o caminho da involução. Assim, ao invés de desenvolvimento, o sujeito vai mergulhar nos vícios emocionais e comportamentais dos eneatipos para os quais suas flechas apontam.

 

Flechas do tipo 5

Como mencionei no texto sobre as asas e flechas do Eneagrama, o Observador, eneatipo 5, tem suas flechas direcionadas para o Entusiasta e para o Desafiador, respectivamente tipos 7 e 8.

Quando, de forma inconsciente, o tipo 5 acessa a flecha em direção ao tipo 8, ele toca a raiva, o sentimento negativo base do Desafiador e dos outros instintivos, os eneatipos do centro de inteligência do instinto. Essa raiva, ao entrar em contato com a natural capacidade intelectual do tipo 5, sustenta a formação de um comportamento agressivo. Nessas situações, encontraremos um Observador exigente e de onipotência exacerbada, acreditando ainda mais ser “o dono da verdade”.

Mas se o caminho rumo ao Desafiador é feito de forma consciente, o eneatipo 5 busca a capacidade sensorial do tipo 8, também presente nos outros instintivos, os eneatipos do centro de inteligência do instinto. Assim, o Observador passa a ficar mais atento ao próprio corpo e às suas sensações. Isso ameniza sua agressividade, colocando-o numa postura mais aberta. Quando alcança esse ponto, o tipo 5 até torna-se capaz de falar de si mesmo.

Já o caminho em direção ao tipo 7, quando feito de forma inconsciente, colocará o Observador sob a experiência do choque. Como sua personalidade é muito diferente da do Entusiasta, toda a experimentação característica do eneatipo 7 vai parecer, ao tipo 5, estrangeira dentro do seu próprio ser. Assim, tende a apresentar um comportamento de “gozo” artificial, desajeitado. Ao buscar descontrair e parecer leve, aparentará desligado.

Contudo, se consciente da rota de desenvolvimento rumo ao Entusiasta, o eneatipo 5 encontra forças para destruir seu maior bloqueio: os muros de isolamento que protegem sua privacidade. Ele vai em busca do contato com as pessoas, até com uma certa necessidade de “tirar o atraso” das infinitas possibilidades de experiências e sensações. É quase como se ele experimentasse, pela primeira vez, a sensação de liberdade.

 

Flechas dos tipos mentais do Eneagrama: as do Cético Leal

O tipo 6 do Eneagrama tem suas flechas direcionando-se para os eneatipos 9 e 3, respectivamente o Mediador e o Realizador. E para o Cético Leal, caminhar inconscientemente na direção do tipo 9 é se perder completamente. Ao confrontar sua capacidade antecipatória com a necessidade de moderar os desejos e sentimentos dos outros, o tipo 6 se vê frente a frente com um mundo estranho: sem planejamento, cheio de dúvidas. Em situações como essa, o Cético Leal passa a vagar perdido entre a ansiedade e dispersão, jogando sua produtividade para o espaço.

Porém, quando consciente do caminho em direção ao eneatipo 9, o tipo 6 dá-se ao direito de sentir, perceber. Para alguém que está sempre antecipando o possível erro do futuro, respirar é um prêmio. Tocar conscientemente a capacidade instintiva do Mediador permite ao eneatipo 6 relaxar e sentir uma paz jamais experimentada.

Se o medo já é tão companheiro do tipo 6, quando este caminha de forma inconsciente na direção do Realizador, o que se experimenta é pânico. O medo, já quase generalizado, passa a assustar pela necessidade de performar e impressionar pela imagem. Em outras palavras, o Cético Leal passa a temer até pela própria representação. Assim, de forma desesperada, começa a buscar por reconhecimento seja por meio de status ou de qualquer outra forma que o valide e confirme sua existência.

Entretanto, se caminha rumo ao Realizador num processo de crescimento, o eneatipo 6 vai experimentar a consciência do próprio medo. Esse processo facilita que ele abra mão da convicção que o sentimento gera, permitindo ao Cético Leal retirar o peso da permanente necessidade de confirmação. Torna-se uma pessoa mais prática, sem duvidar de tudo.

 

As flechas do Entusiasta, o eneatipo 7

O tipo 7 do Eneagrama tem suas flechas apontadas para o Observador e para o Perfeccionista, respectivamente eneatipos 5 e 1. E o caminhar inconsciente rumo ao tipo 5 confronta o Entusiasta com seu próprio padrão. Tocando o medo provocador da privacidade do Observador, o eneatipo 7 se apercebe de riscos externos, cai em sofrimento e passa a esquecer das pessoas. Essa sensação gera uma ansiedade que o coloca em posição de fuga e afastamento, com medo de que as pessoas possam testemunhar sua dor.

Todavia, se consciente do caminho que está percorrendo rumo ao Observador, o eneatipo 7 acessa uma privacidade que o ajuda a encontrar seu próprio universo. Esse processo o leva a um aprofundamento em suas emoções mais legítimas, gerando um estado raro de presença. Isso o permite desacelerar sem afetar o seu cotidiano.

Quando o Entusiasta pega de forma inconsciente o caminho rumo ao Perfeccionista, aquele absorve deste toda a chatice. O tipo 7 vai unir sua peculiaridade de mudar de foco o tempo todo com a rigidez de julgamento do eneatipo 1. Assim, encontraremos uma pessoa que se torna um acusador feroz de tudo quanto é coisa e minúcia, inclusive de si mesmo.

No entanto, quando consciente da rota rumo ao tipo 1, o Entusiasta toca a disciplina do Perfeccionista e passa a olhar tanto para as acabativas quanto para as iniciativas. Iremos encontrar um eneatipo 7 com melhor desempenho no trabalho, focado nas ideias, mas sem deixar de se voltar para os processos. Ao desenvolver esse novo funcionamento ele vai gradualmente amadurecendo e deixando de lado aquele habitual traço adolescente da sua personalidade.