Tipos instintivos do Eneagrama
O Eneagrama parte de nove tipos de personalidade. Eles dividem-se em centros de inteligência: três agrupamentos que sempre reúnem três dos nove tipos. Neste texto, vamos abordar os eneatipos 8, 9 e 1, os tipos instintivos do Eneagrama.
Esses três tipos estão no centro de inteligência do instinto. Os outros dois centros de inteligência abrigam os eneatipos de 2 a 7. No centro de inteligência da emoção estão os tipos 2, 3 e 4. Já no centro de inteligência da mente estão os tipos 5, 6 e 7 do Eneagrama.
Tipo 8, um dos “moradores” do centro de inteligência do instinto
O primeiro tipo que apresentamos padece do complexo de super-homem. O tipo 8, conhecido como Desafiador, escolheu para si o padrão da força. Até sua expressão corporal, seu tom de voz, já o apresentam como alguém que “se garante” por meio do domínio e da intensidade com que pensa e age.
O tipo 8 tem respostas para tudo. Ele é defensor ferrenho da justiça – sobretudo dos fracos e oprimidos –, rebelde contra as regras sociais e autoridades estabelecidas e não suporta ser restringido de suas vontades e impulsos.
O Desafiador sente-se grande, poderoso, controlador e capaz de ir direto ao ponto. Nesse quesito é capaz de dizer coisas fortíssimas, magoando o outro num instante e, no seguinte, dar-lhe uma tapinha no ombro, convidando para um café. O eneatipo 8 é um tanto cego para se dar conta dos estragos que faz à sua volta.
O Desafiador tem pavor de parecer frágil e usa uma “capa de poder” que lhe dá a fantasia de onipotência. Costuma ter posições muito definidas de suas atitudes, mas sem deixar a arrogância; ele resiste à frustração, é intolerante com ela.
Como qualidades positivas, tem facilidade em fazer amizade por ser generoso, divertido e intenso. No exercício da liderança tende a fazer acontecer, sendo honesto.
A criança ferida do eneatipo 8 era movida pela virtude da inocência. Quando esta foi quebrada, ele resolveu brincar de “nada temo e tudo posso”. Para encontrar o melhor de sua performance, o Desafiador vai precisar resgatar essa inocência. Os tipos 8 bem trabalhados podem se tornar excelentes líderes, amigos e corajosos, mas sem medo de exibir suas fragilidades.
Eneatipo 9, o Mediador: mais um dos tipos instintivos do Eneagrama
A busca pela “paz e amor”, muitas vezes encontrados na harmonia do ambiente externo, é capaz de provocar a renúncia ao contato com o ambiente interno ou, em outras palavras, com ele mesmo. Assim é o Mediador, um tipo que, ao alimentar-se da ilusão do bem-estar externo, se recusa a enxergar a totalidade da sua consciência.
Esse “esquecimento de si mesmo” ajuda a explicar a Preguiça, o vício do tipo 9 do Eneagrama. Mas ela não se refere exatamente ao comportamento e sim a uma redução da consciência, uma busca em minimizar dores e desconfortos do cotidiano.
O Mediador é resistente a mudanças e busca a lei do menor esforço, gerando acomodação e postergação. Ele tem dificuldade de fazer escolhas e tomar decisões, gerando uma fuga constante de enfrentamento de situações de conflito. Essa característica do eneatipo 9 fica evidente em um dos seus clássicos comportamentos: sua dificuldade em dizer “não”.
Por outro lado, enquanto Mediador por excelência, ele é bastante agradável, passa tranquilidade e tende sempre à inclusão uma vez que, permanentemente, busca consenso.
O tipo 9 do Eneagrama é verdadeiramente acolhedor e altruísta. Gosta de prestigiar para que aqueles à sua volta se sintam valorizados e incluídos. Entretanto, ao prestar muita atenção ao desejo alheio, abandona suas próprias vontades, muitas vezes nem se apercebendo da existência delas. Ao ouvir a todos, deixa muitas vezes de se ouvir.
O crescimento do eneatipo 9 passa pelo seu despertar, conectando-se com sua identidade e sendo capaz de direcionar suas habilidades moderadoras a favor de si mesmo, incluindo-se.
Tipo 1: Perfeccionista
Tipicamente bem intencionado e dotado de grande senso de responsabilidade. Assim é o Perfeccionista, o tipo que fecha o centro de inteligência do Instinto.
Esforçar-se permanentemente para fazer a “coisa certa” e agir direito, como deve ser, é a “artimanha” que o tipo 1 usa para protege-se de dois sentimentos que lhe custam muito caro: a culpa e o erro. Sua interpretação do mundo é o binômio recompensa x punição e, para dar certo, o jeito é acertar sempre.
Essa visão das coisas acrescenta ao Perfeccionista uma sobrecarga que se reflete na sua tensão – seja ela corporal, fisionômica ou até na rigidez dos seus comportamentos – visto que ele não pode correr o risco de errar.
Uma das estratégias do eneatipo 1 é segurar-se nas normas e regras que determinam escolhas e condutas. Só que isso acaba o mantendo refém de um gabarito para a vida, retirando-lhe a espontaneidade e a descontração. O “resultado” é uma sensação de compensatório: ele acredita que agindo assim estará mais perto da justiça, o valor fundamental do tipo 1.
Não nos esqueçamos que estamos falando de pessoas bem-intencionadas, honestas, responsáveis, batalhadoras, cautelosas e sobretudo confiáveis… Tantas qualidades podem ser prejudicadas pelo excesso de exigência do Perfeccionista. A condição natural do erro na vida, que ele não concebe, o coloca permanentemente diante de frustações, já que os erros estarão sempre presentes. O acontecimento e a repetição desses erros lhe despertam uma ira imensa. O que ele às vezes consegue conter em relação ao outro, quase nunca pratica consigo mesmo.
O tipo 1 do Eneagrama é, portanto, um engolidor de raiva que maltrata seu corpo físico e emocional, podendo tornar-se sisudo, contido, controlador e ressentido. Não desculpa ao outro e nem a si próprio. Assim, torna-se um autocrítico ferrenho, com um chicotinho de plantão para castigar-se. Há uma piada de Eneagrama que diz que o tipo 1 é o único do Eneagrama que, para melhorar, precisa piorar.
Explorando as informações dos tipos 8, 9 e 1 você conseguiu ter uma noção dos elementos comuns que reúnem os tipos instintivos do Eneagrama? Se não, te convido a acessar o texto dos centros de inteligência do Eneagrama que publiquei há alguns dias aqui no site – ele pode te ajudar nessa jornada de compreender o Eneagrama!