Flechas dos tipos instintivos do Eneagrama

Flechas dos tipos instintivos do Eneagrama

Há uma semana publiquei, aqui no site, um texto sobre as asas e flechas do Eneagrama. Nele expliquei que cada eneatipo tem quatro pontos de contato muito importantes para o seu movimento de crescimento: duas asas e duas flechas. Neste texto vou explicar como o direcionamento das flechas dos tipos instintivos do Eneagrama influenciam seus caminhos de crescimento.

Nunca é demais lembrar que, de acordo com a perspectiva do Eneagrama, o tipo de cada pessoa é imexível. Por exemplo, quem nasce eneatipo 3 para sempre será tipo 3 – ao longo da nossa existência, não há trânsito entre os tipos. Entretanto cada pessoa pode se desenvolver num processo de evolução, pelas suas asas, ou de revolução, que é o caminho por meio das flechas.

Caso o indivíduo não esteja consciente do seu tipo de personalidade e das características das suas respectivas asas e flechas, o processo pode tomar o caminho da involução. Assim, ao invés de desenvolvimento, o sujeito vai mergulhar nos vícios emocionais e comportamentais dos eneatipos para os quais suas flechas apontam.

 

Flechas do tipo 8

Conforme expliquei no texto sobre as asas e flechas do Eneagrama, o Desafiador, tipo 8 do Eneagrama, tem suas flechas direcionadas para o Doador e para o Observador, respectivamente os eneatipos 2 e 5.

Se inconsciente do seu processo de crescimento, o Desafiador tenderá aos característicos sentimentos e comportamentos negativos desses dois eneatipos. Do Doador, irá buscar o temor de não ser amado, agravando a preocupação do tipo 8 com o que os outros pensam dele. Como o Desafiador sempre precisa passar a ideia de força, o caminhar inconsciente por essa flecha despertará nele uma fragilidade que remete à insegurança.

Com o Observador, o contato será por meio da sensação de falta de atenção, acreditando que não é notado, visto. Como o Desafiador está no centro de inteligência do instinto, ele tem a raiva como sua dor fundamental. Dessa forma o eneatipo 8 que, inconscientemente, tomar a flecha que se direciona para o tipo 5, desenvolverá grande tendência a ficar irritado com uma frieza que ele sente das pessoas. Essa irritação gerará um afastamento ainda maior do outro.

Quando está consciente do seu movimento de revolução, o Desafiador direciona-se para os eneatipos 2 e 5 entrando em contato com seus sentimentos e comportamentos positivos. Ao acessar a Humildade, a virtude do tipo 2, o Desafiador desenvolverá o comportamento generoso, ficando mais à disposição das pessoas. Ele buscará conexão com o outro ao deixar seus sentimentos virem à tona.

Já do Observador, o eneatipo 8 irá buscar o comportamento contemplativo e reflexivo. Ele vai, assim, experimentar um agir com mais prudência e, sobretudo, com mais atenção ao impacto que suas ações exercem nas pessoas, desenvolvendo respeito e empatia.

 

Flechas dos tipos instintivos do Eneagrama: as do Mediador

O eneatipo 9 tem suas flechas direcionadas para o Realizador e para o Cético Leal, respectivamente tipos 3 e 6 do Eneagrama. Quando inconsciente do seu movimento rumo ao eneatipo 3, o Mediador poderá absorver dele o comportamento executor. Assim, tenderá para um hiperativismo sem se dar conta, aumentando sua preocupação com o desempenho mas perdendo-se na forma de lidar com a própria imagem.

Ao caminhar inconscientemente na flecha rumo ao eneatipo 6, o tipo 9 acessará uma capacidade antecipatória de catástrofe. Isso aumentará seu nível de ansiedade, podendo gerar um excesso de exposição e até uma postura paranoica.

Já consciente do seu caminho de desenvolvimento por meio das flechas dos tipos instintivos do Eneagrama, o Mediador irá encontrar, na flecha rumo ao eneatipo 3, a vaidade – e, por incrível que pareça, no sentido positivo. Ele conseguirá falar de forma mais autorreferida, prestará mais atenção ao seu comportamento, buscando tornar-se mais produtivo. Assim, evitará a Procrastinação, que é seu vício emocional.

A postura confrontadora e assertiva, típica do Cético Leal contra fóbico, será o ponto de contato entre o eneatipo 6 e o Mediador quando este estiver consciente no seu caminho de desenvolvimento. Assim, irá se desenvolver enquanto um tipo 9 que toma posição, agente de mudanças e positivo em sua liderança. O “não” deixará de ser algo difícil para ele.

 

As flechas do Perfeccionista, o eneatipo 1

O tipo 1 tem seu movimento de flechas direcionando-se para o Entusiasta e para o Individualista, respectivamente os eneatipos 7 e 4. Se caminhar rumo ao tipo 7 de forma inconsciente, o Perfeccionista unirá sua peculiar postura julgadora à dificuldade de aprofundar-se do Entusiasta. Assim, encontraremos uma pessoa que se aproxima das pessoas mas sem naturalidade, usando um humor ácido para tipificar as pessoas.

Ao caminhar inconscientemente rumo ao eneatipo 4, o Perfeccionista vai encontrar a melancolia. Quando ela toca a autocrítica do eneatipo 1, poderemos nos deparar com uma pessoa triste, de baixa autoestima e que pode cair em depressão ao tornar-se um autocrítico severo demais.

Se consciente do seu caminho de desenvolvimento rumo ao Entusiasta, o Perfeccionista irá conseguir reproduzir os comportamentos descontraídos do eneatipo 7. Conseguirá sorrir, brincar e ver humor no outro e nas coisas, relaxando seu lado severo até mesmo com suas regras. Conseguirá sentir-se mais “em férias”.

Ao buscar de forma consciente o tipo 4, o Perfeccionista irá conseguir enxergar beleza nas emoções, compreendendo que o caminho da saúde está em tocá-las e entende-las, não em reprimi-las – como de costume. Ele entenderá que, assim como a tristeza, a raiva é passageira; dessa forma, conseguirá experimentar e fazer as coisas com menos culpa e com mais prazer.