Subtipos do Eneagrama

Subtipos do Eneagrama

Na semana passada publiquei aqui no site um texto sobre os instintos no Eneagrama. A importância de conhecê-los é enorme. É a partir do seu entendimento que iremos esclarecer e entender a lógica de encontrarmos pessoas com atitudes tão diferenciadas dentro de um mesmo tipo. São os instintos que explicam os subtipos do Eneagrama.

A riqueza em conhecer e explorar os subtipos do Eneagrama justifica-se pelo fato deles serem importantes sinalizadores do nosso processo evolutivo. Entretanto, é fundamental jamais esquecer que fazemos parte de todos os instintos e quanto mais capazes de encontrarmos formas de equilibrá-los, de harmonizá-los na nova dinâmica pessoal, mais estaremos nos aproximando da nossa integralidade, da essência do nosso ser.

 

A relação dos instintos com os subtipos do Eneagrama

Como expliquei no texto sobre instintos no Eneagrama, este entende que todo ser humano possui uma disposição persistente do organismo a agir de maneira organizada ou biologicamente adaptativa, como se fosse uma tendência do ser. A esse mecanismo, damos o nome de instintos.

O Eneagrama entende que os seres humanos são consubstanciados por três instintos: o de autopreservação, o social e o sexual. São eles que definirão os subtipos do Eneagrama.

Cada eneatipo é formado por uma hierarquia de instintos: um dominante, um reprimido e o terceiro instinto flutuando entre o dominante e o reprimido. Na figura a seguir, temos o exemplo de um eneatipo 8, o Desafiador, que tem o instinto sexual (SX) dominante, o instinto autopreservação (AP) reprimido e o instinto social (SO) flutuando entre os outros dois:

Subtipos do Eneagrama

O subtipo é formado pela soma do eneatipo com o instinto dominante

Cada subtipo se formará a partir da fusão do seu tipo no Eneagrama com o seu instinto dominante. Se considerarmos que o eneatipo do exemplo acima é um Desafiador um tipo 8 sexual.

Eu diria que há um núcleo duro ligado aos vícios emocionais que conecta as três personalidades num mesmo tipo. No entanto, se nos permitirmos esmiuçar, podemos até encontrar pessoas de instintos análogos e eneatipos diferentes mais parecidas do que duas pessoas do mesmo tipo com instintos muito diferentes. Em outras palavras, enxergamos com mais clareza as diferenças entre as pessoas do mesmo tipo.

 

Os contratipos

No Eneagrama, cada tipo de personalidade tem dois subtipos que seguem o fluxo dos vícios emocionais e um terceiro que pega a contramão dessa energia, comportando-se como se não fosse daquele tipo. Esse terceiro é o contratipo.

Tomemos novamente como exemplo um eneatipo 8, Desafiador. Os instintos que seguem os fluxos dos seus vícios emocionais são o sexual e o autopreservação. Como a criança ferida do tipo 8 se sentiu traída, ele terá dificuldade em confiar em outras pessoas, tendendo a reprimir seu instinto social. Este, portanto, é o instinto que está na contramão da energia. Em outras palavras, um Desafiador cujo instinto social é o dominante – um tipo 8 social – seria o contratipo do eneatipo 8.

Compreender os subtipos do Eneagrama é fundamental para aprendermos a conhecer cada instinto e buscar harmonizá-los internamente, já que todos nós temos os três instintos. Esse conhecimento pode nos fazer perceber os exageros do estilo dominante e os impactos que eles geram na nossa vida individual e coletiva, nos ajudando a compreender o melhor momento para colocar o pé no freio.

Válido lembrar que é muito importante ficar atento ao instinto reprimido. Embora aparentemente silencioso, ele é quem pode estar fazer o maior barulho na nossa vida. Conhecê-lo e tratá-lo, inclusive buscando ajuda, é o caminho para nos tornarmos consciente dele.

Neste texto, tive a pretensão de oferecer uma visão panorâmica, distante de um detalhamento e anos luz da abrangência da exploração dos subtipos do Eneagrama. Nos próximos textos, me dedicarei a explorar os subtipos separados por centros de inteligência – o do instinto, o da mente e o do coração. Espero assim que este texto funcione apenas como a degustação do que poderá vir a ser um belo banquete.