Eneagrama: o que é?
O Eneagrama que surgiu entre filósofos, matemáticos e grandes estudiosos da existência e distribuição de energia na dinâmica humana foi alvo de muita pesquisa há cerca de 2.500 anos.
Só recentemente, no século passado, esse estudo foi afunilado por especialistas e estudiosos da personalidade, tornando-se uma ferramenta poderosíssima na análise e desenvolvimento do comportamento humano.
Eu que vinha de tantas outras fontes, só fui beber da sabedoria do Eneagrama nesta década. Confesso que fiquei muito impactada com o alcance, profundidade e poder de ajuda desse recurso.
Eneagrama: muito além de uma ferramenta, um poderoso sistema de estudo da personalidade
O Eneagrama tem como referência uma mandala, na qual se distribuem nove tipos de personalidade. Qualquer um de nós tem algo de todos os tipos, mas apenas um deles é o seu tipo. Encontrá-lo nem sempre é fácil, mas, quando isso acontece, se descortina perante você um caminho fantástico na descoberta do autoconhecimento.
A descoberta do tipo não é mera curiosidade. Quando o identificamos estamos, na verdade, apenas começando a desbravar uma grande aventura rumo a sua essência.
Todos os tipos tem um paradoxo que parte dos chamados “vícios emocionais”, atitudes compulsivamente repetidas sem nos darmos conta de sua força negativa em nossas decisões. Passa-se, então, a observar essas atitudes e posturas para que elas se desenvolvam até atingir a virtude – potencial máximo de crescimento dentro da sua personalidade.
Por trás dessas atitudes e posturas que muitas vezes nos levam aos “vícios emocionais“, estão as motivações. No Eneagrama, cada tipo tem sua motivação, que impele seus comportamentos e ações.
Cada tipo tem uma escala de nove níveis na sua evolução e quando você, além de saber o seu tipo, consegue situar em que nível desta escala você está, abre-se um universo de possibilidades e mudanças para caminhos de vida saudáveis e produtivos.
A complexidade do Eneagrama
Embora você veja a mandala numa perspectiva bidimensional, o alcance do Eneagrama vai muito além. Os cruzamentos enigmáticos feitos pelas flechas interligam cada tipo a outros dois. Num deles, o seu tipo vai captar elementos de energia para direcionar-se ao outro onde irá crescer com nova força.
Os dois tipos laterais ao seu, os da imediata esquerda e direita, são consideradas as asas do seu. Eles têm um grande poder de influência na sua dinâmica.
Outro elemento precioso do Eneagrama é o que chamamos de subtipos, que dão margem a leituras muito detalhadas e acuradas das nuances do seu tipo.
Embora essas informações tenham um caráter padronizado, a maior característica do Eneagrama, na prática, vai na contramão da padronização. Por ser extremamente acessível e esclarecedor ele acaba funcionando como um mapa ou um GPS, que orienta zonas de risco e atalhos para sua forma de estar no mundo.
Coaching individual de Eneagrama
Em meu consultório realizo atendimentos individuais de Eneagrama, num processo de coaching. O programa completo dura cerca de quatro meses, com sessões semanais de 50 minutos. O objetivo é o de desenvolver intimidade entre você e o Eneagrama, para que ele se torne um guia em duas direções:
- No seu crescimento pessoal – para evitar recair nos vícios emocionais e ajudar a desenvolver capacidade de fazer escolhas por atitudes e posturas saudáveis, evoluindo na direção do seu melhor;
- Para as relações interpessoais – para compreender o tipo das pessoas com as quais lida e orientar sua inteligência emocional para evitar conflitos desnecessários, enfrentando adequada e equilibradamente as questões inerentes ao relacionamento humano;
Workshop de Eneagrama
Esporadicamente faço encontros com grupos que possuam pouca ou nenhuma noção de Eneagrama. São eventos de dois dias no qual exploramos o Eneagrama para te ajudar a identificar suas características e conhecer o seu tipo. Contudo a parte mais importante desse exercício é o esforço de autoconhecimento que cada um desenvolve, analisando e trabalhando o porquê do seu comportamento e do seu funcionamento.
O evento conta com a participação de no mínimo duas pessoas de cada tipo e cada participante divide com o grupo a dor e a delícia dessa realidade.
A exposição dos diferentes tipos por meio da própria personalidade e das vivências marcantes de cada um vai clareando e ampliando nossa capacidade de evoluir e contribuir para a evolução do outro.