Essência do Eneagrama

Essência do Eneagrama

A busca simultânea da origem e do destino do ser humano é a premissa do Eneagrama. A origem – que guarda nossa missão de vida e precede os acontecimentos humanos – é recebida de onde cada um queira acreditar que possa vir o legado da vida. Estudando a personalidade com o Eneagrama, nós analisamos essa origem por meio da essência do Eneagrama.

O Eneagrama parte da crença de que o melhor do ser humano emerge na condição de essência e experimenta uma longa caminhada por meio da personalidade. Nessa caminhada, o indivíduo vai conhecer seus vícios emocionais e trabalhá-los na direção de suas respectivas virtudes. Na jornada, é importante aprender a tirar partido das diferentes qualidades de sua personalidade.

Sem dúvida o melhor de cada um mora na sua essência. Mas as experiências da vida – erros, acertos, conquistas, frustações e mais toda a dialética do existir – vai nos forjando como seres humanos. Enquanto seres de aprendizagem, nossa “condição pura” de chegada ao mundo vai sendo “contaminada” por padrões diversos de comportamento.

O que dá ao Eneagrama a envergadura e a abrangência que tem é justamente a elasticidade do processo de aperfeiçoamento humano. Ele necessariamente se dará entre caminhos retos e tortos, picos e vales, e assim vamos crescendo em direção ao nosso melhor desenvolvimento humano.

O estado de essência

Segundo Cláudio Naranjo, se tentarmos sintetizar o conceito de essência, estaríamos falando de um estado de profunda harmonia e felicidade. Seria um estado de consciência capaz de nos dar acesso a uma percepção integrada do corpo, energia, emoção e pensamentos – o que significa um trabalho para além do contexto emocional/mental.

O estado de essência pertence à alquimia interna. Há abordagens que desenvolvem rituais espirituais, meditações profundas e outras explorações desse universo.

A trajetória da personalidade é bastante extensa e o processo evolutivo com o Eneagrama, dos vícios emocionais até as virtudes, é desafiador o suficiente para o trabalho que me proponho a fazer. Não ignoro, o que aliás é a premissa do Eneagrama, o estágio de essência. Faço total reverência a ela. No entanto, limito minha intervenção enquanto coach de Eneagrama ao imenso desafio de aproximar cada pessoa o mais que possível de sua virtude.

Acho importante registrar que não vejo nenhuma contraposição à abordagem espiritual; eu acredito que o melhor da nossa humanidade estará cada vez mais perto de ser atingido conforme nos aproximamos da nossa essência. Mas não me sinto com recursos – e nem motivada – para ir além do que a Psicologia me respalda no entendimento das relações humanas.

 

A essência do Eneagrama

Ao analisar a essência do Eneagrama, saímos da observação do campo comportamental das personalidades e entramos no mundo das Ideias Sagradas, da essência. Estamos nos referindo às Ideias Superiores por meio das quais podemos ver outra dimensão do Eneagrama, formado por três triângulos perfeitos.

Essência do Eneagrama

A mandala da essência do Eneagrama

Assim, mudamos o nosso olhar para conhecer um novo símbolo da mandala. Ele integra três triângulos, que simbolizando a perfeição, são chamados de Tríades Harmônicas. Cada uma delas cumprirá a função de desbloquear os demais centros de inteligência.

 

No Eneagrama da Personalidade, temos apenas um Triângulo Harmônico, formado pelos tipos 9, 3 e 6. Ao olharmos para as Tríades Harmônicas, vamos encontrar outros dois, que não estão harmonizados na Mandala da Personalidade.

O Doador, eneatipo 2, não tem o desbloqueio da tríade mental. O seu triângulo de harmonização se completará pela ligação com o Observador e o Desafiador, respectivamente eneatipos 5 e 8.

Já o triângulo de harmonização do Individualista, o eneatipo 4, vai se formar pela ligação com o Entusiasta e o Perfeccionista, respectivamente eneatipos 1 e 7.

 

Importância da essência para o estudo da personalidade por meio do Eneagrama

A principal mensagem do Eneagrama é que seu alcance está muito para além de classificá-lo em um tipo. Para isto, existem diversas ferramentas que objetivam identificar padrões comportamentais com seus respectivos rótulos.

Existe ainda no Eneagrama uma dimensão espiritual que vai além da virtude, chegando à dimensão da Essência. Há quem se dedique com muita intensidade a este nível de desenvolvimento. No meu caso, cuja abordagem se restringe ao desenvolvimento humano no nível das atitudes, comportamentos, fixações, mecanismos de defesa, levando em conta subtipos, asas e flechas, o que pretendo com cada pessoa é atingir seu maior nível de consciência possível. Apesar de eu não trabalhar com nenhuma intervenção que vá para além do nível da consciência do ego, não tenho dúvida de que devemos caminhar na direção da Essência para atingirmos o maior nível de consciência possível. E considero essa uma belíssima trajetória para o ser humano.