Subtipos do centro mental do Eneagrama

Subtipos do centro mental do Eneagrama

Finalizo aqui os textos sobre os subtipos dos tipos do Eneagrama. Há duas semanas publiquei um texto sobre os subtipos do centro instintivo e, na semana passada, sobre os subtipos emocionais. Fecho essa pequena sequência neste texto, falando dos subtipos do centro mental do Eneagrama.

Lembro novamente que cada eneatipo é formado por uma hierarquia de instintos: um dominante, um reprimido e o terceiro instinto flutuando entre o dominante e o reprimido. O subtipo se formará a partir da fusão do seu tipo com seu instinto dominante. E também relembro aqui que há um núcleo duro, ligado aos vícios emocionais, que conecta as três personalidades num mesmo tipo; ao esmiuçar a personalidade por meio do Eneagrama que perceberemos que há pessoas de eneatipos diferentes e mesmo instinto dominante mais parecidas do que pessoas do mesmo tipo, mas com instintos dominantes diferentes.

Último lembrete: no Eneagrama, cada tipo tem dois subtipos que seguem o fluxo dos vícios emocionais e um terceiro que pega a contramão dessa energia. Esse terceiro, que se comporta como se não fosse daquele tipo, é o contratipo. Na sequência, vou sempre sinalizar qual é o contratipo de cada tipo e qual termo sintetiza cada subtipo.

 

Os subtipos do tipo 5, o Observador

O tipo 5 Autopreservação

O mais tipo 5 do que qualquer um dos outros subtipos do centro mental do Eneagrama: assim é o Observador Autopreservação. O termo que o sintetiza, Castelo, é praticamente autoexplicativo: um indivíduo que só oferece a necessidade de encastelamento, reclusão, afastamento dos outros. Essa pessoa, quando subdesenvolvida em seu processo evolutivo, constrói grandes muralhas para se proteger do mundo e dos outros.

Tanta defesa pressupõe a concepção de um mundo cruel. Daí sua prisão no seu vício emocional, a Avareza. Mas ela não atua só nos aspectos materiais. Acima de tudo, ela se manifesta no seu mundo emocional, que é guardado a sete chaves. A privacidade é tão importante quanto o ar que o Observador Autopreservação respira. É o eneatipo 5 mais fechado, é o enciclopédico.

O tipo 5 Social

Deslocar toda a sua necessidade para a busca do conhecimento e dele se alimentar… Comportamento típico do Observador Social.

Como ele sente que a busca por conhecimento lhe basta, o eneatipo 5 Social dispensa a experiência emocional e o contato com pessoas. Ele prefere não sentir. Mas abre exceções: para estar em grupos quando esses estiverem todos focados num interesse comum. E quando isso acontece, o Observador Social pode se tornar divertido, sendo que normalmente já é intelectualmente atraente.

Seu vício emocional, a Avareza, implica numa busca gananciosa por ideais supremos. Por isso o Totem é o termo que o sintetiza: ele representa simbolicamente esses super ideais. Não preza pelas pessoas comuns, do cotidiano, e sim por especialistas que compartilham suas ideias. Por isso é normal se sentir superior aos outros e tentar se tornar inacessível.

O tipo 5 Sexual

O Observador Sexual é diferente dos outros eneatipos 5 – o que justifica o fato de ser o contratipo: ele admite a necessidade de encontrar uma pessoa.

Mas calma lá… A pessoa precisa ser muito especial. Só assim ele irá se permitir interagir profundamente. Por isso Confidência é o termo que o define.

O tipo 5 Sexual quer uma relação baseada em um padrão ideal, com um amor absoluto. Ele busca um relacionamento especial, que lhe proporcione segurança e um tipo de amor real. É tipicamente um romântico.

E embora os tipos 5 sejam reservados, o Observador Sexual necessita de muita intensidade em certas circunstâncias. Necessita ser transparente com o parceiro. E espera reciprocidade.

 

Subtipos do centro mental do Eneagrama: os do Cético Leal

O tipo 6 Autopreservação

Se é grande o medo da sobrevivência, de não ser protegido, alimentado e cuidado, então vamos fazer amigos. Assim opera o raciocínio do eneatipo 6 Autopreservação. Ele procura fazer amigos, aqueles que sejam confiáveis e solidários. Assim ele se sentirá seguro.

Para o Cético Leal Autopreservação há um lugar idealizado de segurança, acolhimento e proteção. E esse lugar é entre pessoas de muita confiança. Por isso Afeto é o termo que o define.

Mas mesmo entre essas pessoas, a personalidade do tipo 6 Autopreservação é cheia de dúvidas e incertezas. É um tipo profundamente desconfiado, e indeciso. Ele duvida de si mesmo e duvida da própria dúvida. Mas, por outro lado, na realidade externa, busca afeto, ternura, serenidade e paz.

O tipo 6 Social

Movido pela falta de confiança em si mesmo e nos outros, vive invadido pelo medo e ansiedade: assim é o Cético Leal Social. Alternando-se entre as posições fóbica e contra fóbica, ele normalmente é mais frio que o eneatipo 6 Autopreservação.

Normalmente tomado pela ansiedade antecipada, o tipo 6 Social acredita que tudo vai dar errado. Por isso identifica onde está seu Dever, termo que o define, e lá se joga, 100%.

A mente do Cético Leal Social é muito ligada a leis, como um legislador. Normalmente ele não suporta ambiguidade, enxergando o mundo muito mais preto e branco. Consequentemente, é um tipo de pessoa que tem baixíssima tolerância à incerteza.

O tipo 6 Sexual

Enfrentar o medo, o vício emocional do eneatipo 6, com intimidação e com Força, o termo que o define: assim faz o contratipo do tipo 6, o Cético Leal Sexual. Esse comportamento justifica o fato dele ser o mais contra fóbico se comparado aos outros eneatipos 6, dentre os subtipos do centro mental do Eneagrama.

O eneatipo 6 Sexual é o menos previsível dentre todos os eneatipo 6. Seu enfrentamento ao medo é muitas vezes entendido como ousadia e rebeldia.

Por parecer intimidador, forte e aparentemente poderoso, ele pode ser confundido com o eneatipo 8. Mas o Cético Leal Sexual costuma ser “do contra”, sempre com um argumento pronto para rebater. Muitas vezes esse comportamento, no trabalho, o inclina à assertividade.

 

Os subtipos do Entusiasta, o tipo 7

O tipo 7 Autopreservação

Costumaz em compor alianças; na família, é chegado a formar a máfia familiar. Esse é o eneatipo 7 Autopreservação, um indivíduo habilidoso e bom em networking – características que justificam o termo Defensor do Castelo, que o define.

Esse calculismo e esperteza, boa parte das vezes, o leva ao egoísmo. O Entusiasta Autopreservação, quando não avançado em seu processo evolutivo, usa da praticidade para desenvolver oportunismo.

Tendo a Gula como seu vício emocional, o tipo 7 Autopreservação vai manifestar seu amor pelo prazer muitas vezes nos relacionamentos: são pessoas alegres e amáveis. Quando avançados em seu processo evolutivo, tornam-se pessoas de pés no chão, socialmente hábeis, com bons contatos sociais e sempre atentos às oportunidades.

O tipo 7 Social

Sabe aqueles idealistas, aquelas pessoas que não bastam estar bem, precisam que todos estejam bem, que ninguém sofra? Há uma chance grande dele ser um eneatipo 7 Social.

Esse comportamento, representante de um caráter puro, normalmente o leva a dar mais aos outros e tomar menos para si. Evitar o oportunismo e conviver com o sofrimento alheio dessa forma faz com que o Entusiasta Social desenvolva uma tolerância muito maior para o sofrimento que os outros eneatipos 7, fazendo dele o contratipo.

O tipo 7 Social evita se concentrar nos seus próprios interesses. Ele gosta de viver com menos e faz disso uma virtude. Mas esses sentimentos geram uma expectativa: ele anseia ser considerado bom pelo que faz, pelo seu Sacrifício, que é o termo que o define. Assim, há um desejo em ser reconhecido e apreciado pelos outros.

O tipo 7 Sexual

O eneatipo 7 Sexual vê o mundo com uma lente colorida. Positivo e de imaginação fértil, é um sonhador, idealista: um entusiástico.

Ele parece precisar da fantasia, do sonho – por isso que o termo que o define é Sugestionabilidade. Costuma ser um indivíduo que manifesta ingenuidade, acredita facilmente nas pessoas.

Esse tanto de positividade gera uma tendência a um excesso de felicidade, levando-o a olhar para a vida com o otimismo de quem está apaixonado. É aquela pessoa que convence aos outros pela palavra, o típico falador. Mas esse comportamento persuasivo leva a um convencimento de si próprio. E acreditando tanto no que diz, o Entusiasta Sexual desenvolve certa adoração pelo aplauso.

Com essa visão super positiva da vida, o eneatipo 7 Sexual geralmente corre em direção a um futuro idílico. Mas com isso ele se afasta de um presente potencialmente desconfortável ou doloroso.