Subtipos do centro emocional do Eneagrama

Subtipos do centro emocional do Eneagrama

Quem me acompanha aqui no site ou no Instagram viu que, na semana passada, publiquei um texto sobre os subtipos do centro instintivo do Eneagrama. Seguindo os centros de inteligência, neste texto me dedicarei aos subtipos do centro emocional do Eneagrama.

Sempre vale lembrar, como expliquei no texto sobre os subtipos do Eneagrama, que cada eneatipo é formado por uma hierarquia de instintos: um dominante, um reprimido e o terceiro instinto flutuando entre o dominante e o reprimido. O subtipo se formará a partir da fusão do seu tipo com seu instinto dominante.

Também é válido recordar que há um núcleo duro, ligado aos vícios emocionais, que conecta as três personalidades num mesmo tipo. É ao esmiuçar a personalidade por meio do Eneagrama que perceberemos que há pessoas de eneatipos diferentes e mesmo instinto dominante mais parecidas do que pessoas do mesmo tipo, mas com instintos dominantes diferentes.

E por último: no Eneagrama, cada tipo tem dois subtipos que seguem o fluxo dos vícios emocionais e um terceiro que pega a contramão dessa energia. Esse terceiro, que se comporta como se não fosse daquele tipo, é o contratipo. Ao longo do texto vou sempre sinalizar qual é o contratipo de cada tipo e qual termo sintetiza cada subtipo.

 

Os subtipos do tipo 2, o Doador

O tipo 2 Autopreservação

O eneatipo 2 Autopreservação é extremamente sedutor, mas de uma forma quase infantilizada. É o fofinho, amável, caloroso, agradável, não invasivo.

Por essa posição egóica, típica da criança, o Doador Autopreservação serve sempre com a intenção de receber de volta. Dentre os subtipos do centro emocional do Eneagrama, ele é menos servidor dos Doadores, sendo assim o contratipo do tipo 2. Sua personalidade pode ser sintetizada no termo Eu Primeiro.

A condição infantilizada da personalidade do eneatipo 2 Autopreservação provoca, de certa forma, muita dificuldade de aceitar a frustração. Ele acaba funcionando meio no “quero porque quero”, não se expressando com muita clareza.

O tipo 2 Social

Embora goste da proximidade, o Doador Social prefere atuar sempre nos bastidores. É o vice, o assistente; nunca a figura principal. No entanto, ele entende que é nesse lugar conseguirá exercer sua influência, como uma eminência parda. É essa postura que justifica a Ambição, termo que o sintetiza.

Um eneatipo 2 Social é um típico conquistador. Tem o domínio da fala e costuma ser o centro do grupo, mesmo evitando o protagonismo. Querem assessorar, com grande poder de influência, quem veem como o centro. Assim, manifestam sua sutil, embora bastante presente, ambição.

Essa “centralidade do grupo” exercida pelo Doador Social pode manifestar-se tanto na família quanto no trabalho. Neste, quando ocorre, pode torna-lo workaholic.

O tipo 2 Sexual

Sedutor costumaz e infalível: assim é o eneatipo 2 Sexual.

Para causar impacto no outro, ele não poupa métodos e gestos de adulação. Tenta hipnotizar, busca tornar-se estrategicamente necessário. Por isso que Sedução é o termo que o sintetiza.

O Doador Sexual busca inspirar o outro o tempo todo porque acredita que assim obterá dele o que pretende. E quando ainda está subdesenvolvido no processo evolutivo com o Eneagrama, seu humor oscila: toma comportamentos generosos como ponto de partida, mas eles podem ir se tornando flexíveis, extrovertidos até o ponto de ficarem selvagens.

Uma característica muito presente no tipo 2 Sexual é que ele confia muito no seu taco, acreditando que sempre irá despertar o interesse do outro. Assim, não é raro recorrer a elementos como beleza, charme e até à promessa de afeto. Tudo para atrair um parceiro.

 

Subtipos do centro emocional do Eneagrama: os do Realizador

O tipo 3 Autopreservação

O eneatipo 3 Autopreservação é extremamente apegado a posses e a tudo que possa lhe oferecer segurança. Assim, dentre todos os subtipos do Realizador, este é o mais viciado em trabalho, o que justifica a Segurança, termo que o define.

O tipo 3 Autopreservação é tão preocupado com o resultado que valoriza mais o desempenho no trabalho que sua própria imagem, fazendo-o como contratipo do tipo 3. É conhecido pela “vaidade de não ter vaidades”, supervalorizando a autossuficiência, a independência e cultivando a sensação de se bastar.

Essa fachada de extrema segurança é o disfarce de um processo de muita insegurança: seu excesso de preocupação com resultado e autossuficiência o leva a desenvolver uma ambição de sempre ser o modelo em tudo que faz. Mas como sente-se inseguro, compensa essa sensação com uma (falsa) aparência de modéstia.

O tipo 3 Social

Gostar de estrelar, protagonizar, aparecer com pompa e circunstância: esse é o tipo 3 Social, um indivíduo que não disfarça nem esconde seu apego ao palco.

Agindo como um diplomata, transitando com desenvoltura nos mais diferentes comandos sociais, o Realizador Social não esconde sua necessidade de reconhecimento – o que justifica ser sintetizado pelo termo Prestígio.

Para se adaptar e impressionar cada público, o eneatipo 3 Social cuida com peculiaridade dos recursos. Estes e seu poder de adaptação acabam lhe abrindo muitas portas. Sua vaidade muitas vezes é alimentada pelo esmero com que trabalha suas estratégias.

Dentre os tipos 3, o Realizador Social é o mais competitivo. Muito por causa disso, ele não gosta de ser surpreendido pela vida, preferindo ter o controle de coisas, pessoas e situações.

O tipo 3 Sexual

Diferente dos outros subtipos do Realizador, que tem grande apelo pelo dinheiro ou pelo prestígio, o eneatipo 3 Sexual tem apelo pela beleza ou pelo sexo. Daí os termos Masculinidade ou Feminilidade, que o sintetizam.

O típico Realizador Sexual é amável e tímido. Como sedutor, busca o lugar da Princesa ou do Príncipe Encantado(a), vendendo a imagem da esposa ou do marido perfeito. No sexo, tende a ser muito prestativo, vendendo a imagem de “melhor amante”.

Essa excessiva preocupação com a imagem que quer transmitir enquanto parceiro, seja sexual ou de relacionamento, evidencia o quanto o eneatipo 3 Sexual parece sempre estar desconectado de si mesmo. Isso acaba provocando uma permanente e profunda tristeza interior, bem diferente dos outros tipos 3.

Outra consequência da forte necessidade de ser reconhecido como uma boa pessoa é o grande receio à crítica. Esse medo do eneatipo 3 Sexual só reforça ainda mais o Autoengano, que é seu vício emocional.

 

 

Os subtipos do Individualista, o tipo 4

O tipo 4 Autopreservação

O Individualista Autopreservação é o contratipo do tipo 4. Dessa forma, ele se comportará como o oposto do que se esperaria de um indivíduo cujo instinto de Autopreservação é o dominante. Em outras palavras, o eneatipo 4 Autopreservação não vai ter nenhum cuidado em se expor e pode chegar ao limite de colocar a sua vida em risco só para sentir a própria vida.

Essa característica do Individualista Autopreservação justifica a Tenacidade, termo que o sintetiza. O risco lhe dá a sensação de estar vivo. Por isso a inércia o incomoda tanto, porque lhe dá a sensação de estar morto.

Um eneatipo 4 Autopreservação típico raramente demonstra sofrimento. Tem uma dureza para demonstrar dor, parecendo não sofrer. Ele se resigna.

Sua tenacidade também é demonstrada por meio de suas ações. O Individualista 4 Autopreservação adora fazer algo único, só seu. Tanto esforço e tenacidade acabam provocando neles uma exigência muito grande consigo mesmo.

O tipo 4 Social

Um indivíduo super sensível que sente tudo muito profundamente. Assim é o eneatipo 4 Social: o típico sofredor.

Seu desejo é de ser aceito incondicionalmente. Como raramente assim se sente, uma vez que padece de um grande senso de inadequação, coloca-se muito facilmente na posição de vítima.

A inveja que o Individualista Social sente nutre o foco de sua Vergonha, que é o termo que o sintetiza. Ela e a permanente sensação de vazio são provocadores de grande sofrimento. A sensação é sempre a de que os outros tem e ele não tem.

Esse senso de inferioridade reforça a sua baixa autoestima, induzindo-o a focar sempre no que falta, racionalizando o sofrimento ao invés de tentar livrar-se dele. Enquanto ainda não ingressa no caminho do seu processo evolutivo, o eneatipo 4 Social fica refém da sua melancolia.

O tipo 4 Sexual

Tem inveja como combustível, mas não tem consciência disso, transformando tudo em Competição. Este é o termo que sintetiza o eneatipo 4 Sexual.

Envolver-se com rivalidade, desenvolver ódio, competir no grito, agredir verbalmente… Essas manifestações exageradas do comportamento competitivo são frequentes num Individualista Sexual que não ingressou no seu processo evolutivo. Ele precisa de intensidade emocional. Sem ela, a vida pode parecer um tédio insuportável.

Os comportamentos competitivos, muitas vezes arrogantes, são máscaras para um forte sentimento de inferioridade.

Outro fruto da Inveja, o vício emocional do eneatipo 4 Sexual, é a prática de maldades ou “pequenas vingancinhas”. Essas atitudes, normalmente, vêm revestidas de muita ironia.

Com esse subtipo, fecho a apresentação dos subtipos do centro emocional do Eneagrama. No próximo texto, apresentarei os subtipos do centro mental.