Subtipos do centro instintivo do Eneagrama

Subtipos do centro instintivo do Eneagrama

Nas últimas semanas publiquei um texto sobre os instintos do Eneagrama e outro sobre a relação deles com os subtipos. Seguindo nessa linha, neste texto vou me dedicar aos subtipos do centro instintivo do Eneagrama.

É fundamental lembrar que cada eneatipo é formado por uma hierarquia de instintos: um dominante, um reprimido e o terceiro instinto flutuando entre o dominante e o reprimido. O subtipo se formará a partir da fusão do seu tipo com seu instinto dominante.

No texto da semana passada destaquei que há um núcleo duro, ligado aos vícios emocionais, que conecta as três personalidades num mesmo tipo. Mas se nos permitirmos analisar esmiuçadamente a personalidade por meio do Eneagrama, encontraremos pessoas de eneatipos diferentes e mesmo instinto dominante mais parecidas do que pessoas do mesmo tipo, mas com instintos dominantes diferentes.

Por último, mas não menos importante: no Eneagrama, cada tipo tem dois subtipos que seguem o fluxo dos vícios emocionais e um terceiro que pega a contramão dessa energia. Esse terceiro, que se comporta como se não fosse daquele tipo é o contratipo. Na sequência do texto, vamos sempre sinalizar qual é o contratipo de cada tipo. Além disso, para sintetizar cada um dos subtipos, utilizamos um termo – às vezes uma palavra, às vezes uma expressão.

 

Os subtipos do tipo 8, o Desafiador

O Tipo 8 Autopreservação

Como todo tipo 8, o Desafiador Autopreservação também tem a luxúria como seu vício emocional. Ele vai manifestá-la na vigorosa necessidade de obter tudo o que necessita para sobreviver. É a necessidade de Satisfação que sintetiza o tipo 8 Autopreservação.

Um eneatipo 8 Autopreservação terá um comportamento marcado por impaciência e baixíssimo nível de tolerância à frustração. Diante de alguém que manifeste a possibilidade de atrapalhar o alcance dos seus objetivos, um Desafiador Autopreservação pode sair atropelando, até de forma cruel. Torna-se capaz de atitudes de vingança, sem nenhum remorso e não se preocupando com aspectos como “bondade” ou “boas intenções”.

O eneatipo 8 Autopreservação desenvolve uma capacidade de negociação muito grande. Ele pechincha. Mas se ainda não avançou no processo evolutivo, pode se tornar uma pessoa que quer levar vantagem em tudo, procurando sempre a sensação de ter levado a melhor. Desenvolve uma facilidade em quebrar regras ou até criar algumas, desde que lhe interesse.

Normalmente o Desafiador Autopreservação tem atitudes fortes, poderosas e diretas. É comum construir relações de dependência com os que confiam e se submetem a ele. Esse tipo de relacionamento permite que ele exerça o papel de protetor dos oprimidos – o Desafiador Autopreservação é o mais armado e protetor dentre os subtipos do eneatipo 8.

O tipo 8 Social

Bem diferente dos demais tipos 8 e dos outros subtipos do centro instintivo do Eneagrama, o Desafiador Social é bastante preocupado com a vida dos outros, chegando a usar de agressividade para defender os mais fracos. Soa como contrassenso, mas tipo 8 social tem sua violência provocada pela Solidariedade – o termo que sintetiza o tipo 8 Social.

Esse comportamento, tão diferente em relação aos outros tipos 8, faz do Desafiador Social o contratipo do eneatipo 8: um ser bem sensível, dotado de um radar apurado para captar pessoas que querem se aproveitar de outras.

Investido dessa postura, o tipo 8 Social sente-se o protetor dos menos favorecidos, desenvolvendo-se assim como um indivíduo prestativo, nutridor e muito preocupado em ser o justiceiro. Por outro lado, geralmente ele não se apercebe de suas necessidades de amor, o que acaba virando seu ponto cego.

Em comparação a um tipo 8 Autopreservação, o Desafiador Social, em público, é menos agressivo, mais fiel e mais amigável. Ele desenvolve um comportamento mais tranquilo, extrovertido e menos apressado a sentir raiva que os demais subtipos do tipo 8.

Apesar de todas essas atitudes, ele também é antissocial quando se trata de cumprir normas e regras da sociedade. Quando se trata de uma pessoa mais intelectualizada, geralmente desenvolve rebeldia contra a cultura dominante.

O tipo 8 Sexual

Extremamente antissocial e de atitudes provocativas que expressam a luxúria sem cerimônia: dentre os tipos 8, o Desafiador Sexual é o desrespeitador de regras, o mais rebelde dos três. E curiosamente é também o mais emocional.

O tipo 8 Sexual tem grande poder de atração sobre as pessoas, sendo extremamente sedutor. Esse magnetismo, da mesma forma que fascina, acaba gerando a busca pelo monopólio do outro.

O vigor do eneatipo 8 Sexual se volta muito para sua possessividade. O ciúme passa a se apresentar de forma exagerada e em busca de controle. Querem controlar os passos do outro e precisam saber a cada instante onde o outro está, o que está fazendo, com quem, etc. Sintetizar o Desafiador Sexual é usar o termo Posse.

 

Subtipos do centro instintivo do Eneagrama: os do Mediador

O tipo 9 Autopreservação

O Mediador Autopreservação canaliza sua energia na busca por conforto, visando satisfazer, principalmente, suas necessidades mais elementares: alimentação e sono. Lembremo-nos que o vício emocional do Mediador induz ao “esquecimento de si”. Assim, ele vai tender a um funcionamento prático, concreto. É essa busca pelo básico que explica o Apetite, termo que o sintetiza.

O Mediador Autopreservação é um amante da rotina. Esta o leva a dedicar-se a pequenas atividades como TV, leitura e jogos. Até o trabalho pode enquadrar-se enquanto uma pequena atividade, especialmente se o eneatipo 9 Autopreservação entendê-lo como gerador de conforto, uma vez que é uma oportunidade de ganhar dinheiro e, consequentemente, gerar segurança.

Essa busca por estabilidade pode gerar no tipo 9 Autopreservação grande resistência às mudanças, podendo desaguar em teimosia, irritação e certa rudeza.

O tipo 9 Social

O eneatipo 9 Social caracteriza-se por gostar de estar em grupos e, se possível, sem destaque. Ele gosta de se ver pelo olhar do grupo. Como um dos mais comunicativos dentre os subtipos do centro instintivo do Eneagrama – especialmente entre os tipos 9 -, o Mediador Social é um costumaz demonstrador de empatia, gerando recorrentemente uma valorização pelos outros e justificando o termo que o sintetiza: Participação.

O termo Participação explica também o fato do Mediador Social ser o contratipo do tipo 9. Essa sua característica vai de encontro ao seu vício emocional, que é a Preguiça.

O tipo 9 Social é um participante de movimentos. Entretanto, por vezes, ele extrapola a quantidade de grupos nos quais se envolve. Essa ansiedade em participar de tudo, de forma excessiva, pode viciá-lo em trabalho. Sua tendência à empatia pode desenvolver seu lado generoso e comprometido com os grupos. Entretanto, tanto o mergulho no trabalho quanto na busca por conectar com o grupo são jeitos que o Mediador Social desenvolve para não olhar para si – o que pode fazer com que ele carregue a sensação de uma tristeza enraizada.

O tipo 9 Sexual

O Mediador Sexual é, de longe, o mais emocional dentre os tipos 9. É um indivíduo que se atrai facilmente, seja por plantas, animais, coisas… e por pessoas. Quando se trata do outro, essa fácil atração acontece uma pessoa por vez.

A facilidade em deixar-se anestesiar pelo outro faz com que o tipo 9 Sexual tenha uma identidade indefinida, aderindo à forma de ser do outro e confundindo-se com ele, numa relação simbiótica. É essa tendência que justifica a Fusão, termo que sintetiza o eneatipo 9 Sexual.

Ao sempre conceder prioridade ao destaque do outro, o eneatipo 9 Sexual começa a ficar confortável demais vivendo à sombra, correndo o risco de perder-se nesse outro e viver a vida apenas por meio dele.

 

Os subtipos do Perfeccionista, o tipo 1

O tipo 1 Autopreservação

O eneatipo 1 Autopreservação é, sem dúvida, um exemplo de retidão. Ele pode até aliviar um pouco a crítica com os demais; mas consigo mesmo é um autocrítico implacável, chegando a ser cruel. É essa atenção com a autoimagem que justifica a Preocupação, termo que sintetiza o tipo 1 Autopreservação.

A sede de funcionamento perfeito são geradoras de constante ansiedade e, obviamente, preocupação. O Perfeccionista Autopreservação busca antecipar todos os possíveis desvios de rota que possam induzi-lo ao erro. Assim, ele passa a conceber a organização como uma exigência natural – o que pode acabar transformando-o numa pessoa muito detalhista.

O tipo 1 Social

O Perfeccionista Social é o dono absoluto da verdade. Não questiona suas crenças e posições, o que aponta para uma imensa inflexibilidade – ou Rigidez, que é o termo que o sintetiza. Se existe uma forma certa das coisas funcionarem, sem dúvida é a sua.

O eneatipo 1 Social, por não questiona suas verdades, tem a expectativa de que os demais irão acabar aderindo a elas. Quando as coisas não acontecem dessa forma, o tipo 1 Social acaba se sentindo desadaptado aos grupos.

O tipo 1 Sexual

Na medida do que é certo e do que é errado, o tipo 1 Sexual classifica o desejo pelo outro como errado. Mas o sente. Assim, lida com seu desejo de forma dissimulada: oculta de si mesmo o desejo, gerando Fervor, que é o termo que o sintetiza. E é esse conflito que também justifica o fato do Perfeccionista Sexual ser o contratipo do tipo 1

Também na medida do que é certo e do que é errado, o eneatipo 1 Sexual atribui para si mesmo a capacidade de aperfeiçoar o outro. Mas como, na maioria dos casos, essa posição não encontra eco, ele toca na Ira, o seu vício emocional. Então ele reprime o desejo e sente raiva – que a classifica como uma “raiva justa”, já que sua causa é a não aceitação do outro em ser aperfeiçoado.

Dentre todos os subtipos do Eneagrama, o eneatipo 1 Sexual é o mais ciumento. Reprimindo o desejo pelo outro, o Perfeccionista Sexual se debate entre seu moralismo e sua neurose corretiva. Esse conflito pode desenvolver um apetite sexual, um cio animalesco, na proporção de sua repressão.